top of page

Perguntas e respostas mais frequentes: 

Meu disjuntor fica desarmando. Por quê e o que faço?

O disjuntor desarma por dois motivos: curto-circuito ou sobrecarga causado por mau dimensionamento. Se for curto-circuito o disjuntor irá desarmar imediatamente quando acionado, indicando que, de alguma maneira, a fase (positivo) está entrando em contato com o neutro (negativo) ou outra fase. Se for sobrecarga o disjuntor irá desarmar alguns minutos depois, indicando mau dimensionamento ou aquecimento de algum fio. O que fazer? Se for curto-circuito identifique e remova-o. Se for sobrecarga, verifique se a bitola do fio está correta, ou redistribua a carga total ou troque o disjuntor por uma amperagem correta.

Minha casa não tem fio terra. É tão importante assim?

Como o corpo humano é capaz de conduzir eletricidade, se uma pessoa se encosta a um equipamento elétrico ela estará sujeita a levar um choque, que nada mais é do que a sensação desagradável provocada pela passagem dos elétrons pelo corpo. O conceito básico da proteção contra choques é o de que os elétrons devem ser desviados da pessoa.
O fio de cobre é um milhão de vezes melhor condutor do que o corpo humano, por isso se oferecermos aos elétrons dois caminhos para eles circularem (sendo um o corpo e o outro um fio), a maioria deles circulará pelo fio, minimizando os efeitos do choque na pessoa. Esse fio pelo qual irão circular os elétrons que escapam dos aparelhos é chamado de fio terra.
Assim, a função do fio terra é recolher elétrons "fugitivos", mas muitas vezes as pessoas esquecem de sua importância para a segurança.

O que é dispositivo DR?
Desde dezembro de 1997 é obrigatório no Brasil o uso do chamado dispositivo DR (diferencial residual) nos circuitos elétricos que atendem aos seguintes locais: banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço e áreas externas.

O dispositivo DR é um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade (da ordem de centésimos de ampère), que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que podem ser fatais se percorrerem o corpo humano. Dessa forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo DR.

O​ que pode acontecer comigo se eu tomar um choque elétrico?

A corrente é regida pela 1ª Lei de Ohm ( I=E/R ), bem como o trajeto da corrente depende de diversos fatores de natureza física e biológica. Quando maior a tensão, maior a corrente que circula pelo corpo, a resistência do corpo humano varia continuamente dentro do caminho percorrido pela corrente ( mão- pé, mão- mão, mão- tórax ), mas quanto maior a resistência, menor será a corrente e menor serão os efeitos do choque. Os efeitos adversos para pessoas com peso acima de 50 kg são: De 0,1 à 0,5 mA : leve percepção e habitualmente nenhum efeito, além de uma minúscula fisgada. De 0,5 à 10 mA : ligeira paralisação nos músculos do braço, início de tetanização, sem perigo. De 10 à 30 mA : sensação dolorosa, contrações violentas e perturbação circulatória. De 30 à 500Ma : paralisia estendida entre os músculos do tórax com sensação de falta de ar e tontura, com possibilidades de fibrilação ventricular.  Acima de 500mA : traumas cardíacos persistentes, e em 98% dos casos é mortal, salvo ocorra internação imediata com auxílio de pessoas especializadas e com equipamentos adequados.

O registro do meu chuveiro dá choque quando abro para tomar banho quente. Por que acontece isso?

O que está ocorrendo é simplesmente a falta de terra em seu chuveiro. 99,99% das pessoas que instalam chuveiro elétrico não ligam o fio terra. O fio terra é um fio de cor diferente que sai do chuveiro junto com os dois fios p/ se ligar na eletricidade. Tem gente que liga no próprio cano do chuveiro, piorando ainda mais as coisas. O correto é comprar uma barra de cobre de mais ou menos 1 metro, que se vende em qualquer loja de material de construção, enterra-la bem fundo no quintal em um lugar onde haja de preferência alguma umidade. Depois é só ligar o fio terra do chuveiro nela.  CUIDADO, NÃO DEIXE PARA DEPOIS. Com eletricidade não se brinca!!!

bottom of page